2 de maio de 2013

Fim da injeção de insulina?

Milhões de diabéticos no mundo todo podem um dia dar adeus às múltiplas injeções diárias de insulina para tomar um remédio apenas uma vez ao ano. Isso pode ser possível graças a descoberta de pesquisadores da Universidade Harvard (EUA) de um hormônio que pode aumentar o número de células saudáveis de insulina em até 30 vezes, o que dramaticamente melhora o tratamento de diabetes tipo 2. A diabetes tipo 2, muitas vezes desencadeada por ganho de peso, está se tornando mais comum no mundo por conta da epidemia de obesidade.

Os cientistas de Harvard acreditam que o hormônio betatrofina possa deter a diabetes tipo 2 em seu desenvolvimento.

“Ele poderia eventualmente significar que, em vez de tomar injeções de insulina três vezes ao dia, o paciente tome esse hormônio uma vez por semana ou uma vez por mês, ou na melhor das hipóteses, talvez uma vez por ano”, disseram.

Buscando uma alternativa para simplesmente dar insulina, os pesquisadores procuraram uma maneira de aumentar a sua produção no organismo, até chegarem no hormônio que batizaram de betatrofina.insulina

Em seguida, eles deram o hormônio a ratos, que aumentaram o número de células produtoras de insulina beta em até 30 vezes.
Além disso, o enorme número de novas células só produziu insulina quando necessário, o que os cientistas creem que deve levar a níveis de açúcar mais naturais no sangue, bem como melhor saúde.

“Isso vai retardar, se não impedir, a progressão da diabetes”, informou o pesquisador Doug Melton.

Empresas farmacêuticas já se interessaram pela descoberta e o hormônio poderia ser testado em pessoas em apenas três anos. No entanto, a necessidade de mostrar que seria seguro e eficaz em um grande número de pacientes significa que um remédio comercial ainda está pelo menos uma década longe de chegar às prateleiras.

A pesquisa pode também ser útil no tratamento de diabetes do tipo 1, que geralmente se desenvolve na infância ou adolescência.

Fonte: Diabetenet

Leia Mais ►

29 de abril de 2013

Já fez sua declaração do Imposto de Renda?

Ainda não? O prazo está terminando! Os contribuintes brasileiros têm até as 23h59 desta terça-feira (30) para enviar a declaração do Imposto de Renda 2013. Até esta segunda-feira, 20,1 milhões de brasileiros já entregaram a declaração. A Receita espera receber mais de 26 milhões de declarações.

O sistema de entregas das declarações passou por profundas transformações desde seu início, em 1924. O modelo de formulário em papel reinou absoluto até o começo dos anos 90, quando os microcomputadores começaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.irpf

Lançado neste ano, o aplicativo “Pessoa Física” – que permite a entrega da declaração via tablets e smartphones – foi liberado para usuários dos sistemas iOS (iPhone e iPad).

Na era dos tablets, o aplicativo “Pessoa Física” permite consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e a situação cadastral de uma inscrição Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Há também informações importantes sobre o processo de restituição do IRPF e a possibilidade de avaliar a aplicação. 

Outra inovação para os contribuintes que utilizam os aparelhos móveis é a possibilidade de simular o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), seja mensal ou anual. O aplicativo indica também qual a melhor opção para a declaração, se padrão ou simplificada, dependendo de cada situação.

Entre as novidades, há também uma versão resumida do “Perguntão IRPF2013”, disponível na página da Receita Federal. Nessa versão, poderão ser feitas consultas por capítulo ou pesquisas por palavra-chave, além da opção de marcar como "favorita" alguma questão, formando uma base pessoal de informações de mais interesse.

Fonte: Portal Brasil

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog