3 de janeiro de 2011

Sinovite: casos mais graves dependem de cirurgia

Antiinflamatórios e fisioterapia podem ser eficientes no tratamento da Sinovite - inflamação da membrana sinovial, que reveste internamente a superfície das articulações humanas -, no entanto casos mais graves, em estágio mais avançado, dependem de cirurgia. O apontamento é do médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

Reichmann explica que a Sinovite pode acometer tanto atletas bem preparados, quanto pessoas que praticam alguma atividade esportiva esporadicamente, sem preparo físico. A membrana sinovial produz um líquido responsável pela nutrição e proteção da cartilagem que cobre as extremidades ósseas nas articulações. O líquido sinovial, como é chamado, também lubrifica a articulação, diminuindo o atrito sobre a cartilagem articular durante os movimentos.Sinovite

O médico explica que qualquer processo inflamatório da membrana sinovial, independente da causa, aparece com dor, limitação da mobilidade articular e elevação da temperatura local e do volume da articulação. Geralmente, os fatores que podem desencadear a sinovite são traumas, doenças reumáticas, processos degenerativos como artrose e infecções. “As mais frequentes são as traumáticas relacionadas à atividade física ou esportiva”, aponta. Um exemplo é o joelho que apresenta os maiores índices da doença, por se tratar de articulação mais exposta, no que diz respeito as atividades esportivas, tanto a traumas diretos quanto à sobrecarga crônica.

Reichmann observa que inicialmente, para diagnosticar a patologia, é realizado exame clínico. “Para perceber o aumento da quantidade de líquido sinovial na articulação, é necessário fazer uma ressonância magnética”, afirma. A maioria dos casos apresenta quadro leve sem incapacidade de movimentos. Porém, o paciente pode sentir algum desconforto mais ou menos intenso no final das atividades físicas. “Caso isso ocorra, recomenda-se o afastamento temporário dos exercícios intensos e a realização de atividades de fortalecimento da musculatura de acordo com a capacidade física de cada um”, alerta o médico.

Conforme a gravidade da lesão, recomenda-se tratamento com medicamentos antiinflamatórios e fisioterapia, além da aplicação de gelo para ajudar no regressão da inflamação. Quando nem o afastamento da atividade, nem os medicamentos e a fisioterapia são suficientes para a cura do paciente, Reichmann adverte que é necessário aplicar a cirurgia que é feita por artroscopia, ou seja, procedimento minimamente invasivo com o objetivo de reduzir o tempo de recuperação do paciente.

Reichmann também pondera quanto a importância de analisar a existência de outras lesões típicas do joelho, distúrbios da cartilagem articular, dos meniscos dos ligamentos, que também podem causar sinovite. “A recomendação é que a pessoa, ao apresentar dores no joelho e limitação dos movimentos, procure imediatamente um ortopedista”, afirma Joaquim Reichmann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog