18 de setembro de 2010

Cuidados simples podem evitar o mau hálito

Mesmo sendo fácil de tratar, muita gente ainda sofre com a halitose e passa por perturbações na vida pessoal e no trabalho por causa do problema. A halitose pode alterar a vida social, familiar e até mesmo de trabalho de uma pessoa.

A presença do mau hálito, mesmo não tendo grandes efeitos clínicos para a pessoa, pode, na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais: insegurança ao se aproximar das pessoas, depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas, resistência ao sorriso, ansiedade e baixo desempenho profissional são algumas de suas conseqüências relatadas por pessoas que sofrem ou sofreram com o problema.mauhalito


O cirurgião-dentista Sílvio Brandão, do Hospital Federal Cardoso Fontes, do Rio de Janeiro, explica que para iniciar o tratamento contra o mau hálito é preciso descobrir primeiro a causa, pois o problema pode ser originado por diversos fatores bucais e não bucais. "As causas podem ser problemas bucais e não bucais. Ao perceber que tem mau hálito, a pessoa deve procurar o dentista, que poderá identificar se a causa é cárie, doença periodontal, alguma lesão na boca, uma higiene oral deficiente, até casos de neoplasia e algum tipo de câncer pode provocar halitose. Mas também pode não ser bucal. Pode ser, por exemplo, uma sinusite, uma amigdalite, uma faringite, uma rinite. Então o dentista vai te orientar a procurar um profissional especializado”, explica Sílvio.


O especialista acrescenta que para evitar a halitose é importante também fazer a higienização correta da boca, principalmente da língua. A prevenção é a medida mais importante no caso do mau hálito. Ele recomenda cuidado com a higiene bucal. "Assim que a pessoa se alimentar deve fazer a sua escovação, usar fio-dental e não esquecer a língua. O ideal é que tudo isso seja feito logo após a refeição, sem deixar que passe mais que vinte minutos.”, completa.
Confira a íntegra da entrevista com o dentista Sílvio Brandão realizada pela Web Rádio Saúde

Fonte: Portal da Saúde

Leia Mais ►

17 de setembro de 2010

Eleições 2010: Consulte seu local de votação no site do TSE

Faltam 16 dias para os brasileiros escolherem seus representantes políticos na eleição marcada para o próximo dia 3 de outubro. Além de informações sobre os candidatos, a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece aos eleitores serviços que permitem consultar o local de votação; a situação cadastral; ou os caminhos para justificar a ausência no dia da eleição.

No site do TSE, a primeira opção, logo no canto superior esquerdo, é "Serviços ao Eeleicoes2010leitor". Um dos serviços oferecidos é a consulta ao local de votação. Basta preencher o nome completo, a data de nascimento, e o nome da mãe para descobrir aonde se dirigir no dia da votação e em que seção eleitoral está cadastrado.

Também é possível verificar a situação do título de eleitor, se está regular ou em dívida com a Justiça Eleitoral em decorrência do não pagamento de multas. A multa é gerada por ausência no dia da eleição e pela falta de justificativa, entre outros casos.

Caso o eleitor esteja em dia com as obrigações eleitorais, poderá ainda imprimir certidão de quitação eleitoral ou de crimes eleitorais, que funciona como um nada consta da Justiça Eleitoral. Tem ainda informações para quem vota no exterior com passo a passo para pedir a transferência do título e os locais onde podem obter auxílio em outros países.

Outra opção útil é para o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição e tiver de justificar sua ausência. Basta imprimir o formulário de justificativa, preenchê-lo e apresentar em qualquer seção eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois. É importante lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.

Além disso, o eleitor que tiver dúvidas sobre algum assunto relacionado às eleições poderá esclarecê-las e solicitar informações diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado, por meio do telefone ou via e-mail encaminhado a Central do Eleitor do TSE.

Fonte: TSE

Leia Mais ►

16 de setembro de 2010

Vídeos: Defendendo os Rios da Amazônia

O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVS) lançou, ontem, em Belem-PA, dois vídeos com animação em três dimensões, que apresentam de forma didática os impactos sociais, ambientais e econômicos que a hidrelétrica de Belo Monte vai produzir no Rio Xingu e em localidades ribeirinhas.

“Defendendo os Rios da Amazônia”, Parte 1 e 2, título dos vídeos que integram a campanha nacional e internacional contra a construção da hidrelétrica, mostra como a cidade de Altamira será alagada parcialmente e como a seca de parte do rio Xingu, um dos afluentes mais importantes do Rio Amazonas, vai afetar populações indígenas, ribeirinhas e pequenos agricultores.

Quando concluída, a hidrelétrica de Belo Monte será a terceira maior do mundo, alagando uma área de 668 quilômetros quadrados e provocará um enorme desmatamento na região, ainda não dimensionado, além do ressecamento do rio Xingu num trecho de cerca de 100 km, conhecido como Volta Grande.

O apodrecimento de matéria orgânica no leito da barragem, informa a assessoria de imprensa do MXVS, vai gerar a emissão de metano, um gás 25 vezes mais agressivo do que o dióxido de carbono no processo de aquecimento global.

Os vídeos, com as animações do “Google Earth”, também alertam para o plano do governo de implantar mais de 60 hidrelétricas na região amazônica nos próximos 20 anos. Eles assinalam que existem melhores alternativas para atender as necessidades de energia para o país.

Para a atriz paraense Dina Paes, narradora do vídeos, a luta pela preservação do Rio Xingu é a luta pela vida da Amazônia e seus povos. “Este rio jamais poderia ser ameaçado pela construção de Belo Monte. Estamos degradando o que nos resta da grande reserva ambiental do planeta”, disse.

Fonte: ALC

Leia Mais ►

15 de setembro de 2010

Iniciou hoje o Itajaí Trade Summit

Cerca de oito mil visitantes devem passar pelos 70 expositores a partir desta quarta-feira (15), quando inicia a terceira edição da Itajaí Trade Summit (ITS). O evento é uma promoção da NetMarinha, empresa que administra o maior portal de comércio internacional e logística do Brasil, e se destina a profissionais de empresas exportadoras, importadoras, prestadoras de serviços e equipamentos.

A ITS, hoje, é considerada o segundo maior evento brasileiro do setor e segue até sexta-feira (17), no Centreventos de Itajaí. De acordo com os organizadores, durante a Itajaí Trade Summit, empresas e entidades de classe demonstrarão seus produtos e serviços para o público. A ITS 2010 também será palco do anúncio de novos investimentos e projetos para o setor.


Dados da NetMarinha apontam que, para 2010 deve haver crescimento médio de 20% no número de participantes, reflexo da recuperação econômica nacional e do aumento das exportações. Para esta edição, o foco principal dos expositores será no relacionamento e intercâmbio empresarial. E a expectativa é de estabelecer contatos e novas parcerias durante o evento.ITS

O porto de Itajaí ocupa o segundo lugar como maior pólo na movimentação de contêineres do país, com cerca de 660 mil TEUS. Graças a este índice, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu está entre os 120 maiores portos do mundo, listados pela revista inglesa Container Management. O estudo abrange cerca de 10 mil portos e terminais. Além de Itajaí, apenas o porto de Santos, o maior da América Latina, figura na lista - na 39ª posição.

A cidade de Itajaí possui uma localização próxima aos vinte maiores pólos de logística da região sul e sudeste, além de ser um ponto estratégico entre portos de grande porte, como o de Rio Grande, Paranaguá e Antonina, Santos, e Rio de Janeiro, entre outros. Um estudo inédito realizado pelada Apex Brasil sobre tradings no país mostra que Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com o maior número de comerciais exportadoras do Brasil.

A primeira edição do Itajaí Trade Summit aconteceu em 2008. Em 2009, em sua segunda edição, o ITS conquistou o posto de segundo principal evento de Logística, Transporte e Comércio Internacional realizado no Brasil. O evento foi sucesso não só em número de visitação e de expositores, mas em influência no setor. A grande aceitação do público e o alto impacto do evento indicam que a intenção de se tornar o principal evento brasileiro do setor está cada vez mais próxima da realidade.

Com o objetivo de integrar todos os agentes dessa cadeia produtiva, o ITS é uma ocasião única para empresários, prestadores de serviços e responsáveis pela tomada de decisões de empresas. Nele, é possível conhecer novas tecnologias, produtos e serviços, ambiente que impulsiona negócios e parcerias e que serve de plataforma para lançamentos, fortalecimento de marca, joint ventures e networking.

Fonte: www.netmarinha.com.br

Leia Mais ►

14 de setembro de 2010

Terceira Bienal Brasileira de Design

Expressão artística, o design representa importante diferencial para os negócios e ganha extensa programação desta terça-feira (14) até 31 de outubro. No período, acontece em vários espaços de Curitiba a Terceira Bienal Brasileira de Design 2010, que traz como tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”.

A Bienal reúne mostras, seminários, fóruns, workshops e programações educativas e culturais. O Sebrae é um dos parceiros na realização do evento, que deve receber público de 250 mil pessoas.

Nesta quarta-feira (15), das 16h às 18h, no Sebrae no Paraná (Rua Caeté, 150, Prado Velho) acontecerá uma palestra para representantes do Sistema Sebrae com a designer gráfica Gisele Raulik-Murphy. Doutoranda pela Universidade de Gales, ela já atuou em centros de design no Brasil e no Reino Unido. Atualmente trabalha para o Design Wales na coordenação do SEE projetc, rede financiada pela Comissão Européia para o Estudo de Políticas de Design e Inovação. Gisele falará sobre comissão e de estudos desenvolvidos a respeito tema design e inovação.BienalDes


Um dos destaques da Bienal será o seminário internacional Design Innovation Labs (em português, Laboratórios de Inovação em Design), que começa nesta quarta-feira e vai até sexta-feira (17). No seminário, que será realizado no Sebrae no Paraná, Cietep e Universidade Positivo, haverá palestras, workshops, painéis de discussões e apresentação de casos de sucesso.


Na quinta-feira (16), às 10h30, dentro do seminário, no Cietep, haverá o painel “O Brasil Pensando em Design”, com a presença de várias entidades. O gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Edson Fermann, representa a instituição. Ele irá falar da atuação do Sebrae para promover o design. Segundo Edson, discutir o tema é fundamental. “A Bienal tem como um de seus intuitos levar o design para os pequenos negócios. Design não é somente estética e tem relação direta com a funcionalidade de um produto”, observa Fermann.


No mesmo dia, haverá uma reunião de trabalho do Sistema Sebrae coordenada pela Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional. “Vamos discutir nossas ações para levar o design para as micro e pequenas empresas”, informa o gerente. Para saber mais acesse o site da Bienal Brasileira de Design.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Leia Mais ►

13 de setembro de 2010

Aracuã é eleita ave símbolo de Blumenau

A ave escolhida para ser símbolo de Blumenau foi a aracuã com 14.490 votos, ou seja, 29,92% do total. Este pássaro é bastante popular na cidade e visita com frequência as árvores dos lares de muitos blumenauenses. A votação foi realizada através da utilização de urnas físicas, distribuídas em mais de 100 locais e, também, por meio da internet.

O projeto teve o total de 51.774 votos, que equivalem aproximadamente a 18% da população da cidade. As aves que concorreram o título com a aracuã foram o bem-te-vi, o gavião-pombo-grande e o pica-pau-benedito, que obtiveram, respectivamente, 14.266 (27,55%), 10.184 (19,67%) e 10.950 (21,15%) votoaracuas.


O objetivo principal deste projeto não foi somente tornar a ave um símbolo ambiental para o município, mas também transformá-la em uma ferramenta de acesso para o trabalho de educação ambiental com os alunos e a comunidade em geral.

Presente em todo Brasil, tendo uma maior concentração no estado de Santa Catarina, o aracuã é uma ave galliforme da família dos Cracídae. Pesa cerca de 90g e mede 68 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado.


A eleição da ave símbolo de Blumenau foi um projeto realizado pelo Grupo Uniasselvi/Fameblu e do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave), com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMB

Leia Mais ►

12 de setembro de 2010

1ª Feira de Economia Solidária de Camboriú foi um sucesso

Ocorreu em Balneário Camboriú, nos dias 04 à 07 de setembro, a I Feira Regional de Economia Solidária de Balneário Camboriú, um espaço criativo, coletivo, com o exercício do consumo consciente e do comércio justo, envolvendo diretamente a comercialização de produtos e serviços de aproximadamente 150 pessoas representando empreendimentos econômico solidários locais e regionais.

Feira1

Dentre os produtos e serviços oferecidos havia artesanatos, cosméticos naturais, roupas de fibra ecológica, massagem terapêutica, aulas de tecelagem manual, recicláveis e ainda a coleta de óleo de cozinha para fabricação de sabão.

Feira2

Feira4 

Para que a feira acontecesse, além do forte envolvimento dos Empreendimentos, é necessário citar o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, a Incubadora Social da UNIVALI e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopermar BC).

Feira3

A surpreendente participação do público em busca de informações sobre Economia Solidária levou a comissão organizadora da Feira a planejar e executar um curso de formação em Economia Solidária, que aconteceu nesta quinta-feira, no Centro de Treinamento Comunitário do Bairro das Nações, projeto este vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, contando com a presença de aproximadamente 70 pessoas conduzidas pelos formadores do Núcleo Regional do Centro de Formação de Economia Solidária (CFES-SUL).

curso formaçao ES 09 set

Mais informações sobre Economia Solidária estão disponíveis no site www.mte.gov.br

Por: Filomena Lavado

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog