23 de agosto de 2010

Movimentos repetitivos podem provocar bursite

Um número cada vez maior de pessoas que praticam movimentos repetitivos – como tenistas, nadadores, trabalhadores especializados e outros profissionais – estão sendo acometidos de bursite. A inflamação da bursa, pequena bolsa que existe nas articulações do ombro, cotovelo, quadril, joelho e tornozelo, causa dores, limita movimentos e cria desagradáveis desconfortos ao paciente.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, explica que os processos inflamatórios que caracterizam a bursite são provocados por encurtamento muscular, esforços repetitivos, traumatismos e alterações anatômicas (menos espaço no ombro para o tendão do supra espinhoso).

Sobre a identificação do problema, Reichmann, explica que o exame físico detecta 90% dos problemas e que podem ser usados recursos complementares como raio-X, ultra-som e ressonância magnética. “O tratamento dura em média de uma a três semanas e inclui antiinflamatórios, infiltrações, alongamentos e fisioterapia”, orienta.bursite

A ausência de tratamento resulta em dor e limitação de movimentos. No ombro, evolui para tendinite e síndrome do impacto que é uma doença de evolução progressiva que se não for corretamente tratada ou interrompida numa fase avançada, exige tratamento cirúrgico.

“A falta de tratamento acarreta limitação funcional dolorosa da articulação que pode evoluir para limitação quase total dos movimentos. Essa situação é causada pela retração muscular, capsular e tendinosa provocada pela falta de movimentos da articulação em sua plenitude”, argumenta o médico.

A bursite de ombro e a de tornozelo ocorrem em qualquer faixa etária; a de joelho e de cotovelo são mais comuns após 40 anos. A bursite de quadril ocorre com mais frequência nas mulheres após 40 anos em razão do formato anatômico.

Reichmann observa que ocorre habitual confusão entre bursite e tendinite. Esclarece que a bursite acomete somente a bursa. Tendinite é a fase seguinte com inflamação do tendão que está num plano mais profundo. As tendinites não tratadas adequadamente podem evoluir e causar ruptura parcial ou total do tendão, necessitando, nesse estágio, tratamento cirúrgico.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Eu não sabia disso. Parabéns pela matéria

    Com carinho
    Isa
    http://sabedorias-isa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog