26 de junho de 2009

Sócrates e a administração

A história de Sócrates é o princípio de toda sabedoria, já que não podemos conhecer verdadeiramente nada fora de nós, restando nós mesmos.

Antes de falarmos dos outros, ou julgar pelas atitudes devemos nos conhecer melhor para que saibamos que cometemos os mesmos erros ou até piores, devemos buscar conhecer nossos defeitos e qualidasocrades.

       Uma das maiores virtudes do homem é conhecer a si mesmo e saber como ser humano é provido de falhas, então o julgamento nem sempre cabe a nós. Creio que a reflexão nos leva ao ensinamento, mesmo que não cheguemos à conclusão alguma, pois só o fato de explorarmos nossa mente em busca de nossa verdadeira identidade já nos acrescenta alguma coisa.

       Uma contribuição importante de Sócrates para o ambiente empresarial é o método socrático. Fazer uma série de perguntas para se chegar às respostas definitivas, pois não existe fórmula mágica, que venha de fora da empresa. Se a organização estiver lutando com uma questão importante, talvez precise de uma mãozinha filosófica para trabalhar com o despertar de “vossa própria sabedoria”.

       Todos nós já temos o conhecimento e a solução que procuramos sempre, está dentro da própria empresa, mas que podemos precisar de ajuda para trazê-la à tona.  Somente a verdade nos propicia o real conhecimento de nós mesmos, ponto de partida da ética empresarial, e somente na medida em que a aceitamos estamos em condições de chegar a ser aquilo que ainda não somos.

Por: ADAIANE MARTA CHAGAS/Estudante do curso de ADM da Unoesc Chapecó

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog