16 de abril de 2009

Detentas produzem alta costura

A Penitenciária Feminina de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), oferece oportunidade de trabalho às detentas. Um grupo de 12 presas recebe aulas de costura para confecção de vestidos de alta costura. Elas produziram cerca de 45 vestidos que foram expostos, no dia 7 de abril passado, em um desfile de moda no museu Oscar Niemeyer. Iniciativas como essa são estimuladas no programa Começar de Novo, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destinado à ressocialização de detentos.

A produção das peças foi possível graças à doação de máquinas de costura feita pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Ação Social) e dos tecidos doados pela Receita Federal. alta_costuraAs detentas receberam um curso especial de alta costura, que foi oferecido por dois empresários dessa área. As apenadas receberam aulas aos sábados para confecção dos vestidos,que possuem acabamento artesanal. Elas ainda estão recebendo treinamento e, ao final, aquelas que saírem do presídio receberão uma máquina de costura doada pela Provopar.

Os vestidos produzidos pelas detentas não foram comercializados. A Propovar Ação Social e os empresários colaboradores decidiram utilizar as roupas como exemplo de trabalho desenvolvido dentro de presídio. No próximo dia 28 haverá outra exposição das roupas na Escola de Governo do Paraná.

O presídio oferecerá o curso a outras detentas para permitir que elas tenham um ofício. As participantes recebem um salário que vai para suas famílias e para uma poupança que só pode ser utilizada pela própria detenta ao sair do presídio. Além disso, a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido.

Fonte: Agência CNJ de notícias

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Estão de parabéns! É isso que tem de ser feito para recuperar ao menos aqueles que querem mudar de vida. O que não pode continuar é jogar todos em celas microscópicas alimentando o ódio, viabilizando PCC´s da vida e sem nada de útil pra fazer.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Como disse o Rodrigo, é isso que deve ser feito em todos os presídios e afins por aí. E o nome do projeto, também foi feliz. "Começar de novo". Eu, enquanto morava em Curitiba, tive a "felicidade" de conhecer o Presídio de Piraquara, o Educandário São Francisco de Assis (pros anjinhos. rsss) e o Presídio feminino. Eu trabalhava numa empresa que fazia projetos de automação e segurança, e aí conheci esses locais de perto literalmente. E confesso que não gostei muito da experiencia. rssss

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog